SEO para iniciantes

O que é SEO? #

No dia a dia, logo que surge uma dúvida, é bem comum que nossa primeira ação seja uma busca rápida no Google. Não é?

O mesmo vale para milhões de pessoas em todo o mundo, que utilizam esse mecanismo de busca com o intuito de, inclusive, encontrar produtos e serviços — o que faz do Google uma mina de ouro para as empresas que sabem aproveitar essa oportunidade.

No entanto, você já deve ter observado que, na maioria das vezes, você (e todos os outros usuários do Google) costuma dar atenção apenas aos primeiros resultados de uma busca. Então como conseguir que a sua marca ocupe as posições de destaque?

É preciso contar com o SEO — sigla para Search Engine Optimization, que, em português, significa Otimização para Mecanismos de Busca. Trata-se de um conjunto de técnicas que tem como objetivo posicionar uma ou mais páginas de destino entre os melhores resultados dos mecanismos de busca.

Em termos práticos, é como pedir um Uber! Pense comigo: é preciso ligar o GPS do seu celular para que o motorista encontre você. Com o SEO, funciona do mesmo jeito. É necessário fazer melhorias no conteúdo da sua página para que ela possa ser encontrada com mais facilidade por quem está fazendo uma pesquisa no Google. Entende?

Por meio das técnicas de SEO, então, é possível otimizar o site para que ele ultrapasse os demais e esteja na primeira página de resultados do Google, chamando a atenção dos usuários com o conteúdo mais relevante para suas buscas.

SEO para iniciantes – Antes de começarmos #

Antes de começarmos a falar sobre otimização, é muito importante refletir e definir dois pontos cruciais:

  1. Para quem você vai escrever? 
  2. O que ele(a) pesquisaria que chegaria em seu conteúdo?

Veja bem, se você não tem definido estes pontos antes de começar sua estratégia de conteúdo, não interessa quão bem está otimizado seus artigos ou páginas, por isso pode acontecer o seguinte:

  1. Você não vai conseguir se comunicar corretamente com seu público e criar um laço de confiança com ele.
  2. Seu conteúdo não aparecerá no momento certo para o seu potencial lead.

Então o passo primordial que você precisa dominar é justamente identificar e mapear quem é seu cliente potencial. Assim você poderá mais facilmente escrever conteúdos relevantes para ele.

Quer uma dica extra? Utilize a ferramenta Answer the Public. O uso dela é simples, onde você só precisa colocar uma palavra-chave ampla que ela trará as perguntas mais frequentes para esta palavra!

Seja mais específico na sua área a desenvolver #

Eu adoro contar histórias ou usar alguma metáfora quando preciso explicar algum processo para meus clientes, por exemplo. Então agora que você já sabe o básico do básico sobre SEO para iniciantes, prepare-se para ouvir uma história. Preparado?

Imagine que você é um agricultor que cultiva batatas. Você sabe tudo sobre o cultivo delas. E agora  você escreveu um excelente ebook sobre o cultivo correto de batatas e decide criar um site para isso. Ao publicar o site você usa a palavra-chave “batata” como principal da sua homepage.

Este é o erro mais comum que iniciantes cometem ao tentar trabalhar SEO. Isso porque o termo “batata” é extremamente amplo e mesmo com milhares e milhares de buscas diárias, poucas delas talvez sejam realmente voltadas para o que o seu conteúdo se refere. Ou você pensa que aparecer no resultado para a busca “Sr. Batata do Toy Story” é relevante para a venda do seu ebook?

Neste exemplo em questão o correto seria usar algo mais específico como por exemplo “Como cultivar batatas”. Assim além de você direcionar seu conteúdo para o seu público mapeado na dica 1, você também está otimizando para um termo com uma preposição muito comum em buscas (como).

Diversifique suas palavras-chaves #

Seguindo a mesma história da dica anterior, imagine que agora você irá lançar mais um ebook sobre o mesmo assunto, com dicas mais específicas que complementar o primeiro ebook.

Quando chegamos nessa etapa você corre o risco de cometer o segundo erro mais comum de SEO entre os iniciantes que é repetir a mesma palavra-chave em páginas diferentes. Este é um erro que acaba confundindo os motores de busca e assim penalizando seu site nas posições orgânicas. Então tente diversificar para aumentar seu raio de alcance nas buscas orgânicas!

O que são palavras-chave: uma breve definição #

Em termos de mecanismos de busca, palavra-chave é um termo preenchido na caixa de pesquisa do Google (ou de outro mecanismo de busca), a partir do qual gera-se uma página de resultados em que os sites são listados.

Palavras-chave são termos de busca que um empreendedor ou profissional de SEO foca para otimizar seu site, na esperança de classificá-lo no topo dos resultados do Google para as palavras-chave desejadas.

Qualquer coisa pesquisada em um mecanismo de busca, seja um único termo ou uma frase, é considerada uma palavra-chave. Por exemplo, abaixo temos a página de resultados para a palavra-chave “ quais plantas gostam de sol”.

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Por que as palavras-chave são importantes? #

Palavras-chave são importantes porque podem ser trabalhadas por meio de ações de marketing. Quando o seu site é listado no topo dos resultados de uma pesquisa, essa palavra-chave atua como uma fonte gratuita de tráfego do site para você. Pois a tendência é que mais usuário cliquem no seu link e acessem o seu site em busca da informação desejada.

Se você tiver orçamento de publicidade no seu negócio, poderá criar anúncios pay-per-click (PPC) para palavras-chave específicas. É assim que o Google Ads funciona: os anunciantes concorrem pelo espaço na parte superior de uma página de resultados para palavras-chave específicas.

De modo geral, há mais anunciantes focados em palavras-chave que sugerem algum tipo de ação monetária que valerá o preço pago pelo anúncio.

Por exemplo, a palavra-chave “ empréstimos” tem quatro anúncios no topo dos resultados, enquanto o exemplo acima, “quais plantas gostam de sol”, não tem anúncios.

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Quando você desenvolve uma estratégia de marketing para seu site, precisa escolher palavras-chave específicas que serão foco nas páginas. Por meio da otimização para mecanismos de busca (SEO) e do marketing de conteúdo, você pode conseguir bons posicionamentos organicamente (ou seja, que não sejam por meio de anúncios).

Outras necessidades de palavras-chave que você tenha podem ser atendidas por meio de publicidade no Google Ads.

Por que definir uma palavra-chave? #

Para um negócio on-line, palavras-chave são estratégia, são as “batalhas” que você escolhe travar na esperança de superar seus concorrentes e direcionar as pessoas que usam os mecanismos de busca para o seu site, e não para os da concorrência.

Quando você analisa as palavras-chave para as quais um site ranqueia (também conhecidas como portfólio de palavras-chave), consegue ver os pontos fortes do site e a área em que aquele negócio se destaca em relação aos concorrentes.

Quando observamos as palavras-chave para as quais o site da Leroy Merlin tenta se pocicionar, podemos entender do que se trata o negócio e quais produtos eles estão comercializando on-line.

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A pesquisa de palavras-chave é o processo de encontrar as palavras-chave certas para o seu site. Afinal, nem sempre você vai querer disputar apenas pelas palavras-chave mais populares do seu produto/setor, elas costumam ser muito concorridas e caras (no caso de anúncios pagos).

Conclusão #

Ufa! Chegamos ao fim desse longo tutorial sobre o que é o SEO e o que são palavras-chave.

Espero que tenha ajudado bastante.

Se ficou alguma dúvida deixe nos comentários e responderemos prontamente.

Agora que já possui o conteúdo teórico, não deixe de conferir nosso Usando o Yoast para fazer um uso perfeito da ferramenta!