Otimizando SEO (avançado)

1. Tenha uma Palavra-chave de Foco Para Cada Publicação #

Embora a maneira como otimizamos as palavras-chave tenha mudado, elas ainda desempenham um papel importante no SEO.

Sempre que você estiver escrevendo uma publicação em seu site, você deve ter uma palavra-chave de foco para esse post específica.

Veja algumas práticas recomendadas ao otimizar uma palavra-chave escolhida:

  • Não inclua a palavra-chave em excesso na sua postagem, inclua apenas quando for natural.
  • Inclua sua palavra-chave no primeiro parágrafo do seu texto, se possível.
  • Use sua palavra-chave principal no seu título e nos seus subtítulos.
  • Adicione sua palavra-chave principal ao seu URL e meta descrição.
otimizando o SEO WordPress da postagem pela palavra-chave

Yoast SEO facilita a implementação das técnicas de SEO acima. Sempre que você está escrevendo uma postagem, insira sua palavra-chave principal na ferramenta.

Você verá uma análise de como essa postagem é otimizada para a palavra-chave escolhida.

Você receberá dicas de técnicas de SEO para melhorar sua otimização de palavras-chave e aumentar suas chances de classificação nos mecanismos de pesquisa.

2. Crie um Conteúdo de Alta Qualidade #

O Google ama conteúdo de qualidade. É só você dar uma olhada nas 10 primeiras posições no ranking deles. Todos os artigos contêm dois requerimentos importantíssimos:

  • O conteúdo é geralmente mais longo e possui alta qualidade.
  • O conteúdo satisfaz a intenção de pesquisa.

Conteúdo longo e bem escrito é algo ótimo para o SEO WordPress. Mas você pode não saber qual é a intenção da pesquisa. Em sua essência, a intenção de busca é a intenção por trás da palavra-chave (ou frase).

Quando você cria qualquer tipo de conteúdo, pesquise o que está ranqueando no momento e tente entender o porquê dele estar classificado naquela posição.

Às vezes, o conteúdo vai ranquear apenas pela força do domínio. Mas se cada site tiver uma autoridade semelhante, o próprio conteúdo será o fator diferenciador.

Para ter uma perspectiva melhor da palavra-chave e do que os pesquisadores estão procurando, faça as seguintes perguntas:

  • O pesquisador está procurando informações ou conteúdo do produto?
  • Eles estão procurando algo em profundidade? Ou uma breve leitura?
  • Por que o ranking das páginas atuais?
  • Qual estilo de conteúdo vai responder melhor à palavra-chave?

Com um melhor entendimento da palavra-chave, das páginas com melhor classificação e do que o usuário deseja, você estará pronto para criar um conteúdo épico.

3. Crie Conteúdos Longos #

Um conteúdo mais longo tende a se classificar melhor nos mecanismos de pesquisa. Estudos recentes do Buzzsumo e Moz descobriram que o conteúdo mais longo recebe mais compartilhamentos e backlinks sociais, o que significa classificações mais altas.

Outro estudo descobriu que a maior parte do conteúdo que está na primeira página do Google tem mais de 2000 palavras. Isso não significa que todas as postagens em seu site precisam atingir esse tamanho de conteúdo, mas deve ser o seu foco.

Mas isso não significa que você deve incluir palavras desnecessárias em seu conteúdo para atingir suas metas de contagem de palavras.

Em vez disso, você deve se concentrar na intenção da palavra-chave. Significado: qual é a razão pela qual o usuário está pesquisando essa palavra-chave?

Em seguida, responda ao objetivo dessa palavra-chave da maneira mais completa e útil possível, o que, em alguns casos, pode significar escrever menos palavras.

4. Crie Conteúdos Atualizados #

O conteúdo de longo prazo pode ser uma poderosa arma de tráfego. Esse estilo de conteúdo sempre será relevante, pois não depende de informações oportunas.

Pense em um post como “O guia definitivo para o SEO” e em algo como “O que Você Precisa Saber sobre a Atualização mais Recente do Google“.

O primeiro será relevante por um longo tempo, enquanto o segundo dependerá de uma informação baseada num determinado período tempo.

Isso não significa que você deverá publicar seu conteúdo uma vez e esquecê-lo para sempre. Mas, em vez disso, você atualiza regularmente o conteúdo para refletir os aspectos mais recentes e relevantes de seu setor ou tópico.

O conteúdo atualizado é valioso, pois não perde sua relevância. Isso significa que você pode compartilhar, promover e selecionar continuamente backlinks para esse conteúdo. Esse estilo de conteúdo normalmente mantém as posições mais altas do ranking por anos.

Mesmo que o conteúdo contínuo leve mais tempo e esforço para criar, os resultados serão recompensados nos próximos anos.

5. Links para Fontes de Qualidade #

Adicionar links pode realmente ajudar. Quando você cita fontes de grande autoridade, está informando ao Google que o conteúdo vinculado é semelhante ao seu.

Além disso, isso aprimora a experiência do usuário, fornecendo aos leitores mais informações sobre o tópico.

Não deixe seu site se tornar um beco sem saída na internet. Pratique regularmente o costume de adicionar links para fontes úteis, pois isso ajudará a melhorar sua credibilidade e confiabilidade.

Ao vincular-se a outras pessoas, você também ganha um motivo para entrar em contato com elas e iniciar um diálogo.

A adição de links é algo importante, mas isso deve ser feito da maneira certa.

Para evitar mandar seus leitores para fora do site, é bom fazer com que os links externos abram em uma nova aba. Para fazer isso, siga as etapas abaixo:

Crie um Hiperlink #

inserindo link na postagem

Para criar um hiperlink, destaque algum texto e clique no botão de hiperlink:

Em seguida, clique no ícone mostrado acima, que exibirá suas opções de link.

Alterar Opções de Link #

abrindo o link em nova guia

Uma caixa de texto aparecerá e, em seguida, selecione a caixa que diz Abrir link em uma nova aba.

Agora, sempre que um usuário clicar no link, ele será aberto em uma nova guia, em vez de ser redirecionado para fora do seu site.

6. Crie Links Internos Entre seus Conteúdos #

Sempre que tiver a chance, você deve vincular um conteúdo a outro antigo que tenha publicado. Isso pode trazer benefícios como:

  • Facilitar o crawling do seu site e o acesso a outras páginas e postagens para os robôs do Google.
  • Ajudar o Google a entender o contexto do conteúdo da sua página usando o texto do hiperlink relacionado.
  • Manter os visitantes em seu site por mais tempo, visitando mais páginas, reduzindo assim a taxa de rejeição, e melhorando o tempo no site.
configurando o link do conteúdo

O WordPress facilita a interligação do seu conteúdo. Sempre que você estiver escrevendo uma postagem, apenas destaque uma parte do texto e clique no botão de hiperlink.

Em seguida, selecione o ícone que mostramos no parágrafo da criação do hiperlink, exibindo suas opções de link.

Na janela que vai abrir, você verá uma lista das postagens anteriores que você escreveu. Basta selecionar o conteúdo mais relevante da lista.

configurando os conteúdos da linkagem

7. Otimize os Títulos das Suas Páginas e Posts #

tag de título é a mais importante de todas. Ela informa ao Google sobre o que é sua página e vai ser fundamental para os leitores decidirem se vão querer acessar o seu site.

Se você não tem certeza qual é a tag de título, é o nome da sua postagem ou página.

Siga as técnicas de SEO abaixo para otimizar sua tag de título:

  • Inclua sua palavra-chave alvo o mais cedo possível no título.
  • Crie uma tag de título entre 60 e 70 caracteres.
  • Crie um título atraente que leve as pessoas a clicarem.

Alterar sua tag de título para algo bem otimizado e clicável é muito fácil. Especialmente se você estiver usando o plugin do Yoast SEO.

Para alterar sua tag de título, abra uma das suas postagens e vá até o final. Você verá uma seção chamada “Editor de amostra“.

editor da otimização de SEO WordPress para uma postagem

Nessa parte você consegue ajustar seu título de SEO, o Slug e a Meta-descrição. Garanta que não há nada nas cores vermelha ou laranja – apenas itens em verde – e otimize tudo para sua palavra-chave.

8. Otimize suas Tags de Cabeçalho #

Suas tags de cabeçalho dão aos robôs de rastreamento dos sites de busca uma ideia do que o seu conteúdo vai falar. Usar essas tags em todo o seu conteúdo o tornará mais legível e bem otimizado para os mecanismos de pesquisa.

Em geral, você deve ter uma tag H1 por post e usar uma hierarquia de H2H3H4, etc.

Sua tag H1 também será o título da sua postagem. Por isso, você precisa incluir a palavra-chave ali. Para o restante de suas tags de cabeçalho, use uma variação de sua palavra-chave de segmentação, se possível.

Mas só faça isso se fizer sentido, pois o SEO não é tudo, você também precisa pensar na experiência do usuário em ler o texto.

Dentro do editor WordPress, você pode facilmente adicionar tags de cabeçalho através do menu mostrado abaixo:

alterando o cabeçalho do conteúdo

9. Use URLs Mais Curtas #

Quando se trata de URLs, quanto menor, melhor. Faça o possível para encurtar suas URLs, para que elas não mostrem várias categorias ou diretórios. Tente incluir apenas sua palavra-chave alvo e livre-se de todo o resto.

Uma URL longa não penaliza seu ranking. Mas isso pode fazer com que seu link pareça um link de spam, o que acaba diminuindo a CTR (taxa de cliques). Se você alterou seus links permanentes, isso ajudará a ter mais controle sobre sua estrutura de URL.

Siga os passos abaixo para criar uma boa URL:

  • Use uma URL mais curta sempre que possível e recorte palavras de preenchimento.
  • Inclua sua palavra-chave alvo em seu URL.
  • Combine sensivelmente seus títulos e URLs.
  • Torne-a legível para seres humanos.
  • Evite várias categorias e pastas sempre que possível.

Com as técnicas de SEO acima, você pode facilmente editar seus URLs do seu site WordPress. Na tela da página ou pós-criação, basta clicar em editar na seção “Permalink”, logo abaixo do título:

editando o url da postagem

10. Otimize suas Meta-descrições #

Meta-descrição é aquela pequeno texto que aparece embaixo dos links quando você procura por algum conteúdo no Google.

otimizando a meta descrição da postagem para melhorar o SEO WordPress do site

A sua meta-descrição não é um fator direto de ranqueamento, mas ajudará a melhorar a CTR dentro dos resultados de busca. Uma meta-descrição bem escrita e atraente vai encorajar o usuário a clicar na sua postagem, em vez de nos outros resultados da pesquisa.

Os dados são baseados em correlação, mas se você tiver uma CTR alta, o Google considerará sua página mais relevante, o que pode melhorar sua classificação.

Para otimizar sua meta descrição, implemente as técnicas de SEO abaixo:

  • Inclua sua palavra-chave principal em sua descrição. O Google vai destacar essa palavra-chave em negrito, para que sua listagem se destaque ainda mais.
  • Pense na sua meta descrição como o copy de um anúncio. Você está persuadindo o leitor a clicar na sua listagem sobre outras pessoas na página.

11. Otimize Para o SERP do Google #

Você provavelmente já viu as caixas que aparecem na parte superior dos resultados de pesquisa do Google. Se não, elas se parecem com isso:

posição zero do google

Essa é tecnicamente a posição zero, e ela permite que você receba mais tráfego e cliques. Mas se você já está classificado na primeira página, a obtenção dessa posição fornecerá duas listagens nos resultados.

Não há uma maneira comprovada e segura de conseguir o primeiro lugar, mas as seguintes otimizações aumentarão a probabilidade de você conseguir:

  • Adicionar marcação de esquema ao seu site.
  • Responda a pergunta implícita na palavra-chave no início de sua postagem.
  • Formate sua resposta na forma de uma lista ordenada ou não ordenada.

12. Otimize suas Imagens para Sites de Busca #

Usar imagens em todo o seu conteúdo criará uma experiência de leitura de maior qualidade. Isso ajudará a manter seus usuários envolvidos com seu site, o que proporcionará indicadores positivos de desempenho do site.

Mas além de adicionar imagens, você pode otimizá-las para melhorar seu SEO também.

Existem três componentes de otimização de imagem adequada:

O Texto de Título da Imagem #

O texto de título da imagem não é rastreado pelos mecanismos de pesquisa, mas pode ser um fator na sua experiência do usuário.

Quando um usuário passar por cima da sua imagem, aparecerá um pop-up com o texto do título da imagem. Para alterar o texto do título da imagem, navegue até o editor de postagem no qual você colocou uma imagem.

Passe o mouse sobre a imagem e clique no ícone de lápis, que exibirá a opção “Editar“.

editando os textos da imagem

Em “Opções avançadas“, você pode inserir o título da imagem.

alterando o título da imagem do conteúdo

O Alt Text #

O alt text, ou texto alternativo, da sua imagem fornecerá um indicador para o Google sobre o que é sua página.

Na primeira imagem da sua postagem, você deve alterar o texto para a palavra-chave de foco da postagem. Para outras imagens, use palavras-chave que sejam variações de sua palavra-chave de destino ou descreva a imagem.

Para alterar o texto alternativo de sua imagem, navegue até seu editor visual e passe o cursor sobre uma imagem que você inseriu. Mais uma vez, clique no ícone de lápis que abrirá a opção “Editar“.

A caixa pop-up exibirá os detalhes da sua imagem. Procure um campo chamado “Alt-text” e insira sua palavra-chave de foco ou palavra-chave relacionada.

alterando o texto alternativo da imagem para otimizar SEO WordPress

Nome do Arquivo #

O nome do arquivo da imagem pode ajudar a classificação da sua imagem na pesquisa de imagens do Google, o que pode trazer tráfego adicional ao seu site.

A maioria dos nomes de arquivos de imagem padrão são longos e confusos, além de não se relacionarem com o tópico da postagem. Antes de enviar uma imagem para o WordPress, considere o objetivo da imagem e a frase-chave que você está segmentando.

Em seguida, inclua essa palavra-chave e outras frases descritivas no nome de arquivo da sua imagem.

Além disso, se você estiver usando várias palavras em seu nome de arquivo, verifique se está usando um hífen entre elas, pois o Google lerá esses hifens como um espaço.

13. Obtenha Backlinks de Alta Qualidade #

Backlinks ainda estão entre os principais fatores de ranqueamento. Quanto mais links de alta qualidade seu site tiver, melhores serão suas chances de classificação.

De acordo com uma pesquisa feita por Matthew Barby, se uma página tiver um número maior de backlinks, a classificação será mais alta nos resultados da pesquisa.

Agora, este não é um post sobre a criação de backlinks, então seria impossível abordar todas as estratégias em detalhes aqui.

No entanto, aqui estão alguns métodos que podem ajudar você a gerar backlinks de qualidade para seu site:

  • Crie conteúdos excelentes.
  • Procure por backlinks quebrados.
  • Crie conteúdos que vão promover o seu produto.
  • Escreva conteúdo para outros sites.
  • Faça o link building.

Se você estiver interessado em explorar ainda mais o desenvolvimento de backlinks, confira os recursos abaixo:

14. Faça uma Auditoria de SEO #

Se você não tiver certeza de que seu site foi otimizado corretamente, poderá realizar uma auditoria de SEO. Mas, em vez de passar por todas as etapas, você pode analisar o seu site através meio de uma ferramenta de SEO Audit.

Essas ferramentas executarão seu site por meio de uma série de verificações, e você receberá um relatório informando o que está fazendo certo e as coisas que pode melhorar.

SEOSiteCheckup é uma ferramenta gratuita que analisará mais de 50 fatores diferentes de classificação no site e vai permitir que você saiba o desempenho dele.

Você também pode usar a ferramenta Varvy SEO, que vai checar como o seu site está alinhado com as diretrizes do Google.

15. Monitore seu Perfil de Backlink #

Ao monitorar seu perfil de backlink, você poderá ver se os esforços de SEO externos estão melhorando. Os Backlinks estão entre os fatores de classificação mais importantes, por isso é algo que você deseja verificar com frequência.

Ver uma tendência ascendente no número de sites com links para você ao longo do tempo é uma coisa boa.

Mas lembre-se de que não é apenas a quantidade de backlinks que importa, mas também a qualidade e a relevância desses links. Quanto mais sites de grande autoridade e relevância se conectarem a você, melhor.

Existem várias ferramentas diferentes que ajudarão você a monitorar seus backlinks. Um dos mais usados ​​é o Ahrefs.

Essa ferramenta fornecerá uma análise detalhada do número de sites com links para você, a qualidade desses sites, o número de domínios referentes e muito mais. É uma ferramenta premium, mas os dados que você ganhará serão inestimáveis.

Se você está procurando uma opção gratuita, a ferramenta SEOProfiler pode ser uma boa opção. Basta criar uma conta e você poderá obter um relatório de backlink detalhado em todo o site e por página.

Em seguida, clique em “Solicitar indexação” e seu novo URL será indexado pelo Google. Às vezes isso não acontece instantaneamente, mas será muito mais rápido do que esperar que o Google rastreie seu site.

16. Palavras-chave de Cauda Longa #

Dependendo do seu ramo, ranquear na primeira página do Google para as principais palavras-chave pode ser realmente difícil.

Muitas vezes, o primeiro lugar já foi conquistado por páginas veteranas com conteúdos que foram trabalhados e aperfeiçoados por um longo tempo. Sem mencionar um grande perfil de backlinks ajudando-os.

Nesses casos, você precisa pensar de maneira diferente e seguir seu caminho segmentando palavras-chave menores, mas altamente específicas. Estes são frequentemente referidos como “longtail keywords” ou palavras-chave de cauda longa.

Por exemplo, tente debater o que um visitante em potencial pode procurar antes de comprar um produto. Em seguida, use uma ferramenta como o KWFinder para obter uma estimativa aproximada da dificuldade e do volume de pesquisa.

Faça uma lista de opções que possam trazer o maior potencial e publique sua postagem enquanto aplica todas as dicas de SEO do WordPress mencionadas acima. Isso trará um fluxo consistente de tráfego direcionado ao seu site.